Rust - Usando Structs

Uma struct, ou estrutura, é um tipo de dados personalizado que nos permite nomear e criar um conjunto de vários valores relacionados que compõem um grupo de dados. Se você estiver familiarizado com uma linguagem orientada a objeto, um struct é como os atributos de dados de um objeto. Existe três tipos de estruturas que são: Estrutura de tuplas que são, basicamente denominadas por tuplas. Temos aquela clássica estrutura do C....

August 30, 2021 · 3 min · Higor Diego

Rust - Borrowing ?

O borrowing permitir ter múltiplas referências a um recurso ao mesmo tempo, aderindo um conteúdo proprietário único em um local de responsabilidade, podemos pegar com base os ponteiros em C. O borrowing trabalha com as suas referências, vale lembrar que é um objeto então eles podem ser mutáveis assim são movidos e imutáveis que são apenas copiados. Exemplo abaixo. fn main() { let texto = String::from("google"); let tamanho = calcula_tamanho(&texto); println!...

August 30, 2021 · 3 min · Higor Diego

Rust - Ownership ?

Todos os programas têm que decidir de que forma vão utilizar a memória do computador durante sua execução. Existe linguagens que abordam o garbage collection (coleta de lixo) que simplesmente buscam espaço em memória que não estão em uso naquele momento. Outra abordagem em outras linguagens é que, o programador deve alocar o espaço em memória e liberar. No Rust usa uma abordagem diferente que é memória gerenciada através de um sistema de posse que contém um conjunto de regras que isso é verificado em tempo de compilação....

August 30, 2021 · 4 min · Higor Diego

Rust - Controle de Fluxo

Vamos entender o que é controle de fluxo. Em ciência da computação, estrutura de controle (ou fluxo de controle) refere-se à ordem em que instruções, expressões e chamadas de função são executadas ou avaliadas em programas de computador sob programação imperativa ou funcional. Toda linguagem tem seus controles de fluxo aquele if, else e loop. No Rust não seria diferente, vamos entender nesse post loop, while e for. Loop O loop no Rust executa varias vezes um bloco de instruções até que tenha uma condição que diga que pare....

August 27, 2021 · 4 min · Higor Diego

Rust - Funções

No Rust existe uma das funções mais importantes que já conhecemos que é main. O main é responsável por ser o ponto partida, onde inicia o software. As funções são escrita no Rust com base em conversão chamada snake case isso vale para as variáveis também. O caso de cobra (ou snake_case ) é a prática de escrever palavras ou frases compostas nas quais os elementos são separados por um caractere desublinhado (_) e sem espaços, com a letra inicial de cada elemento em minúscula no composto e a primeira letra superior ou minúsculas — como em “foo_bar” e “Hello_world”....

August 27, 2021 · 3 min · Higor Diego